Agentes Copilot para onboarding

Neste artigo vamos explorar um cenário de aplicação de agentes Copilot em ambientes de SharePoint para processos de Onboarding onde assumimos que existe um site SharePoint que serve como o hub de Onboarding da empresa, contendo materiais de formação, guias de boas-vindas, entre outros. Este site é essencial para garantir que os novos colaboradores tenham acesso a todas as informações necessárias para uma integração suave e eficiente.

Copilot Agents in SharePoint for Onboarding

Agente Copilot

O agente Copilot desempenha um papel crucial no processo de onboarding, assistindo os novos colaboradores ao responder a perguntas como, “Quais são as regras operacionais da empresa?” ou “Quais são as políticas de férias da empresa?”. Além disso, o agente fornece links para documentos ou páginas relevantes, facilitando o acesso rápido e direto às informações necessárias.

Benefícios do Uso de Agentes Copilot

  • Eficiência: Os novos colaboradores podem obter respostas imediatas para suas perguntas, economizando tempo e reduzindo a necessidade de intervenção humana.
  • Acessibilidade: Informações importantes estão sempre disponíveis, independentemente do horário ou da localização do colaborador.
  • Consistência: As respostas fornecidas pelo agente são consistentes e baseadas nas informações mais atualizadas disponíveis no SharePoint.
  • Envolvimento: Um processo de onboarding mais interativo e envolvente pode aumentar a satisfação e a retenção dos novos colaboradores.

Criar Agentes Copilot

A criação de agentes copilot pode ser realizada através do botão “Copilot” presente no menu, no canto superior direito. Ao clicar no botão “Copilot” irá surgir um painel lateral direito que permite visualizar os vários agentes criados, quais os que foram previamente aprovados para utilização e o botão para criar um novo agente.

Copilot Button
New Copilot Agent

Após clicar em “Criar um agente”, surgirá uma janela flutuante onde é possível abrir o agente para iniciar interação com o mesmo, ou editar.

Popup New Copilot Agent

Configurar o Agente

A configuração é relativamente simples, no entanto em cenários mais complexos é possível utilizar o “Copilot Studio”. Para este artigo vamos apenas explorar a criação simples.

Identidade

No separador inicial, podemos definir o nome do agente e qual o objetivo do mesmo;

Edit Copilot Agent

Origens

Neste separador é possível configurar as origens dos dados aos quais o agente vai aceder. Relembramos, que os agentes copilot em SharePoint respeitam as permissões já existentes no SharePoint, ou seja, em momentos de interação com o agente, o utilizador vai apenas receber informação à qual previamente já tinha acesso, pelo menos de leitura.

É possível seleccionar um site através do endereço, bem como, definir se a origem dos dados inclui toda a informação existente no site atual, ou apenas existente em bibliotecas de documentos seleccionadas.

Edit Copilot Agent Datasource

Comportamento

No separador de comportamento é possível configurar

  • Mensagem de boas-vindas – contém o texto que aparece sempre que iniciamos uma interação com o agente;
  • Pedidos de introdução – Possibilidade de configurar 3 perguntas por defeito, para que o utilizador rápidamente interaja com o agente, sendo que estas questões devem ser relevantes e servir como um ponto de partida para a interação do utilizador com o agente;
  • Instruções para agente – permite nos descrever o comportamento que pretendemos do agente tenha nas interações com os utilizadores. Neste caso as possibilidades são variadas e terá que ir testando várias descrições até encontrar o comportamento desejado.

Durante o processo de configuração do agente é possível testar o mesmo através do painel disponível na lateral direita.

Edit Copilot Agent Behavior

Aprovação e Localização

Concluída a configuração do agente é possível através do menu de Copilot, aprovar e definir o agente como agente por defeito para o site. 

Todos os agentes são também guardados como ficheiros com extensão .agent na biblioteca de “Recursos do Site”, onde também é feita de forma automática uma distinção entre os agentes aprovados.

Agents Location

Integração com Teams

A integração com o Teams é muito simples, bastando copiar o endereço do agente através do menu de copilot.

Link Agent to Teams

Ao colar a ligação numa conversa de Teams é possível interagir com o agente. De notar que sempre que existem utilizadores na conversa e que não tem acesso de pelo menos leitura ao conteúdo da resposta do agente, o administrador do agente é notificado e terá que aprovar para que a informação fique disponível para todos os utilizadores presentes na conversa.

Onboarding Agent On Teams
Agent Approved Reply

Conclusão

Integrar agentes Copilot num site de SharePoint dedicado ao onboarding pode transformar a experiência dos novos colaboradores, tornando-a mais eficiente, acessível e envolvente. Ao fornecer respostas rápidas e precisas, os agentes Copilot ajudam a criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e informativo desde o primeiro dia.

Interessado?

ContactsEntre em contacto connosco