Agentes Copilot em SharePoint para Vendas e Marketing

Neste artigo vamos explorar um cenário de aplicação de agentes Copilot em ambientes de SharePoint para as equipas de marketing e vendas. Vamos apresentar um caso de estudo de criação de um agente que permite às equipas fazer perguntas rápidas e obter respostas acerca do conteúdo existente num site de SharePoint.

SharePoint Site Sales and Marketing

Agente Copilot

O agente Copilot desempenha um papel crucial ao ajudar as equipas de marketing e vendas a encontrar rapidamente os documentos de que precisam. Por exemplo, o agente pode responder a perguntas como “Qual a última brochura para o [Nome do Produto]?” ou “Temos algum caso de estudo para um cliente na área de saúde?”.

Benefícios do Uso de Agentes Copilot

  • Eficiência: As equipas podem obter respostas imediatas, economizando tempo e aumentando a produtividade.
  • Acessibilidade: Informações importantes estão sempre disponíveis, independentemente do horário ou da localização do colaborador.
  • Consistência: As respostas fornecidas pelo agente são consistentes e baseadas nas informações mais atualizadas disponíveis no SharePoint.
  • Envolvimento: Um processo mais interativo e envolvente pode aumentar a satisfação e a eficiência das equipas.

Criar Agentes Copilot

A criação de agentes Copilot pode ser realizada através do botão “Copilot” presente no menu, no canto superior direito. Ao clicar no botão “Copilot”, surgirá um painel lateral direito que permite visualizar os vários agentes criados, quais os que foram previamente aprovados para utilização e o botão para criar um novo agente.

Copilot button Sales Marketing
New Copilot Agent

Após clicar em “Criar um agente”, surgirá uma janela flutuante onde é possível abrir o agente para iniciar interação com o mesmo, ou editar.

Novo Agente Sales Marketing

Configurar o Agente

A configuração é relativamente simples, no entanto em cenários mais complexos é possível utilizar o “Copilot Studio”. Para este artigo vamos apenas explorar a criação simples.

Identidade

No separador inicial, podemos definir o nome do agente e qual o objetivo do mesmo;

Agente Marketing e Vendas - Configuração 1

Origens

Neste separador é possível configurar as origens dos dados aos quais o agente vai aceder. Relembramos, que os agentes copilot em SharePoint respeitam as permissões já existentes no SharePoint, ou seja, em momentos de interação com o agente, o utilizador vai apenas receber informação à qual previamente já tinha acesso, pelo menos de leitura.

É possível selecionar um site através do endereço, bem como, definir se a origem dos dados inclui toda a informação existente no site atual, ou apenas existente em bibliotecas de documentos selecionadas. 

Agente Marketing e Vendas - Configuração 2

Comportamento

No separador de comportamento é possível configurar

  • Mensagem de boas-vindas – contém o texto que aparece sempre que iniciamos uma interação com o agente;
  • Pedidos de introdução – Possibilidade de configurar 3 perguntas por defeito, para que o utilizador rápidamente interaja com o agente, sendo que estas questões devem ser relevantes e servir como um ponto de partida para a interação do utilizador com o agente;
  • Instruções para agente – permite nos descrever o comportamento que pretendemos do agente tenha nas interações com os utilizadores. Neste caso as possibilidades são variadas e terá que ir testando várias descrições até encontrar o comportamento desejado.

Durante o processo de configuração do agente é possível testar o mesmo através do painel disponível na lateral direita.

Aprovação e Localização

Concluída a configuração do agente é possível através do menu de Copilot, aprovar e definir o agente como agente por defeito para o site. 

Todos os agentes são também guardados como ficheiros com extensão .agent na biblioteca de “Recursos do Site”, onde também é feita de forma automática uma distinção entre os agentes aprovados.

Integração com Teams

A integração com o Teams é muito simples, bastando copiar o endereço do agente através do menu de copilot.

CopilotShareTeams

Ao colar a ligação numa conversa de Teams é possível interagir com o agente. De notar que sempre que existem utilizadores na conversa e que não tem acesso de pelo menos leitura ao conteúdo da resposta do agente, o administrador do agente é notificado e terá que aprovar para que a informação fique disponível para todos os utilizadores presentes na conversa.

Onboarding Agent On Teams
Agent Approved Reply

Conclusão

Integrar agentes Copilot num site de SharePoint dedicado às equipas de marketing e vendas pode transformar a experiência de trabalho, tornando-a mais eficiente, acessível e envolvente. Ao fornecer respostas rápidas e precisas, os agentes Copilot ajudam a criar um ambiente de trabalho mais produtivo e informativo.
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